Flutuação

O Princípio Estrutural de Defesa (P.E.D.) conhecido como Flutuação, também chamado de Basculação, ganhou notoriedade com os treinadores José Mourinho e Diego Simeone. Ambos, reconhecidos mundialmente como referências na construção de sistemas defensivos no futebol, utilizam a Flutuação/Basculação como comportamento orientador de seus times.

No Brasil, grande parte dos treinadores prefere atuar com o P.E.D. do Equilíbrio ao invés da Flutuação, por ser de rápida compreensão pelos jogadores e exigir menos preparo físico.

Porém, para desmistificar a dificuldade de aplicação da Basculação, devemos compreender sua conceituação e funcionamento.

Conceito

A Flutuação trata da orientação em largura da equipe no campo de jogo durante a fase defensiva. Portanto, é a forma como o time se movimenta quando a bola é passada de um lado ao outro, horizontalmente, seja com inversões ou toques curtos do adversário.

Na Basculação, a referência da movimentação é a posição da bola. Logo, existem gatilhos pré-definidos que permitem a concentração de jogadores no setor da bola.

Campo de futebol com peças azuis e amarelas representando jogadores. Peças concentradas do lado esquerdo do campo, representando a marcação de jogadores no setor da bola.

Em exemplo trazido pelo Prof. Dr. Rodrigo Leitão em aula do Curso de Treinador da Universidade do Futebol, a equipe, em fase defensiva, se posiciona no 1-4-4-2. As duas linhas de quatro se concentram no lado esquerdo do campo, dividindo-se em três setores pré-determinados. Dessa forma, há certeza de superioridade numérica e coberturas onde está a bola.

Nesse balanço, é essencial que as linhas da equipe estejam baixas, próximas ao próprio gol, facilitando a compactação defensiva e impedindo a progressão dos atacantes adversários.

Características dos Jogadores

Flutuação é um P.E.D. que exige fisica e psicologicamente do atleta, pois obriga toda a equipe a se movimentar constantemente em campo, realizando sprints periódicos às laterais, e foco ininterrupto para saber quando e onde aglutinar e pressionar.

Portanto, não são todos os times que estão preparados para aplicar a Basculação. A fisiologia do elenco deve ser analisada antes de se optar por esse P.E.D.

Diego Simeone à esquerda, com a mão direita sobre a boca, e José Mourinho à direita. Ambos observam o jogo.

Simeone (esquerda) e Mourinho (direita) prezam por atletas com vigor físico. Para construírem o psicológico das equipes, costumam utilizar a retórica do “nós contra todos”, unindo o grupo ao redor de suas ideias e garantindo foco total no resultado – e na marcação. (foto: Huffingtonpost UK)

Caso a equipe tenha meias e defensores com preparo físico deficitário, é preferível a opção pelo  P.E.D. Equilíbrio, onde os atletas se movimentam menos e focam em seus próprios setores.

Flutuação pressupõe meias e laterais agressivos, com ânsia de roubar a bola e atacar seu portador. A capacidade de recuperação física retomada de posições será um diferencial para a exemplar execução da Basculação.

O objetivo da Flutuação, em suma, é ter superioridade numérica no setor da bola, mas para isso os jogadores precisam se submeter à exigência física e mental de sempre correr atrás do portador. Caso contrário, a lateral oposta à bola sempre terá espaços livres e qualquer virada de jogo será letal.

Tags: , , , , , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment

Mais Lidos